3 dicas pra não ficar tropeçando nos brinquedos pela casa
- Isadora B. Esperandio
- 15 de jul. de 2021
- 2 min de leitura

Quem tem criança muito provavelmente sofre desse mal: brinquedos espalhados pela casa! Parece que eles se multiplicam, você nunca consegue manter a ordem e já assumiu que essa é uma batalha vencida! Brinquedos no chão é a nova decoração!
E realmente não adianta perder a cabeça com isso: criança e bagunça andam de mãos dadas. Mas tudo tem um limite, certo? Os brinquedos não precisam (e não devem) tomar conta da casa, afinal a casa é um ambiente compartilhado por diversas pessoas.
Então aqui vão 3 dicas simples pra você conseguir estabelecer um certa ordem:
1 - Menos é mais. Esse clássico não é um clássico à toa, e ainda vem aliado do bom e velho "preze pela qualidade e não quantidade". Compre poucos brinquedos e leve sempre em consideração que em datas comemorativas a tendência é que a criança receba brinquedos de presente.
E quando for comprar, estabeleça alguns parâmetros na seleção dos brinquedos. Busque diversificar os materiais dos brinquedos (madeira, tecido, papel, crochê, etc.). Escolha brinquedos "versáteis" que estimulem o livre brincar e que podem proporcionar inúmeras brincadeiras.
2 - Faça rodízio dos brinquedos. Isso serve pra livros também. Deixe disponível pra criança um número limitado de opções e faça uma rotatividade deles. Pode ser semanal, quinzenal... não tem um prazo. Experimente, teste. A atenção da criança é limitada e sua capacidade de escolha vai sendo construída ao longo do tempo, então não hiper estimule com muitos brinquedos.
3 - Ensine desde cedo a criança a guardar os brinquedos. Desde cedo significa entre 1 e 2 anos de idade! As crianças devem ser ensinadas a ter responsabilidade pelos seus pertences. Inicialmente, você deve fazer isso junto com ela e gradualmente deixá-la fazer sozinha.
Atente-se para o como falar com a criança. Em vez de: “me ajude a guardar os seus brinquedos”, use "vou te ajudar a guardar seus brinquedos". Essa colocação dá a entender pra criança que a responsabilidade é dela. Se a sua criança for muito pequena, simplifique estabelecendo um cesto ou um local único para guardar todos os brinquedos. Só passe a organizar de forma setorizada quando a criança for maior e tiver facilidade em categorizar e memorizar os grupos.
Se você já coloca algum desses itens em prática, compartilha sua experiência conosco aqui nos comentários ou nas nossas redes sociais!
Kommentare