top of page

5 brincadeiras ao ar livre

  • Foto do escritor: Isadora B. Esperandio
    Isadora B. Esperandio
  • 21 de dez. de 2020
  • 3 min de leitura

Atualizado: 26 de jan. de 2022

Verão e férias escolares, o combo perfeito pra criançada ir brincar ao livre!


A exposição ao sol é muito importante para um desenvolvimento infantil saudável, então aqui temos algumas sugestões de atividades simples pra você estimular sua criança a sair de casa.


Essas brincadeiras podem ser feitas no quintal de casa ou num parque público. A maioria delas não requer contato físico direto, facilitando o monitoramento e os cuidados sanitários ainda necessários.


criança família parque brincadeira ao ar livre pandemia segurança verão

1- Brincadeiras com água


Com o calor cada vez mais intenso, as primeiras brincadeiras que vem em mente são com água. Pode ser o clássico banho de mangueira ou a sua versão banho de bacia, que não exige um espaço muito grande.


Ou se tiver um espaço maior, uma família maior, a brincadeira com água pode ser guerra de bexiga d'água. Dá pra colocar alguns aparatos espalhados e montar um campo de batalha como nos campos de paintball.


Brincar com a água é relaxante e refrescante!


2- Bolhas de sabão


Junte água e sabão e temos bolha de sabão! Já viram as bolhas de sabão gigantes? Elas podem ser confeccionadas com dois palitos de churrasco e dois pedaços de barbante de tamanhos diferentes (um mais curto que fica na ponta do palito e outro maior amarrado logo abaixo formando um semi-círculo).


brincadeiras ao ar livre crianças bolha de sabão gigante verão férias
Eu brincando com bolha de sabão gigante em 2017

Essas podem ser feitas tranquilamente em um espaço público, com distanciamento social, ou ainda nas ruas e calçadas, se você morar em um lugar tranquilo!


3- Corridas e gincanas


Mais uma brincadeira que pode ser feita em qualquer espaço aberto é apostar corrida. Não tem erro! Determina um ponto de largada, um de chegada e foi!


Se quiser fazer algo diferente pode usar umas fronhas e criar uma corrida no saco, ou utilizar cordas, cones ou brinquedos quaisquer pra criar uma corrida com obstáculos!


Se quiser deixar essa atividade ainda mais elaborada, você pode intercalar trechos de corrida com brincadeiras variadas, como lançar uma bola num cesto, desenhar uma letra num papel, passar uma linha numa agulha, organizar alguns itens por ordem de tamanho, enfim! Assim você já tem uma gincana! A quantidade e variedade de atividades depende só da criatividade.


4- Brincadeiras de pular


Brincadeiras de pular são ótimas pra gastar a energia da criançada, além de desenvolverem a coordenação motora e rítmica. Pular corda é uma das mais simples, precisa de pelo menos duas pessoas para bater a corda, uma pra pular e uma musiquinha pra acompanhar.


Mas a minha brincadeira preferida na infância era pular elástico. Nesse caso o melhor também são 3 pessoas, mas as pessoas que fazem o suporte do elástico podem ser substituídas por cadeiras, por exemplo. O elástico pode ser ou não acompanhado de músicas e a dificuldade da brincadeira vai subindo com a altura do elástico: canela, joelhos, coxa, cintura, axila e pescoço!


5- Exploração


E pra finalizar, quero puxar a sardinha pra minha profissão bióloga e propor uma atividade diferente: uma exploração no quintal. Quando eu era pequena, eu tinha "kit de cientista" que nada mais era que uns potinhos transparentes e umas pinças, um caderninho pra anotações e uma lupa de brinquedo. A proposta do conjunto era revirar o jardim, revolver um pedacinho de terra e descobrir que animais viviam por ali.


A exploração pode ser feita também na beira do mar, observando os bichinhos que se enterram na areia ou os diferentes tipos de conchas. Ou então, olhando para o céu para observar as aves, talvez até com um pequeno binóculo, como proponho neste outro artigo.


Você tem mais sugestões? Compartilha com a gente!


Comentários


bottom of page